Comer de forma saudável é uma meta que todos temos em algum momento da nossa vida. Assim como qualquer outro objetivo, por vezes é mais fácil falar do que fazer. Mas não precisa de ser assim. Veja as nossas dicas para desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Não existe um segredo para desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Se já consultou um nutricionista, também já sabe disso. O que definitivamente ajuda é uma combinação de dicas nutricionais, bom senso e gostar de cozinhar.

A maioria das coisas que já sabemos: uma salada é mais saudável que um hambúrguer, uma fruta é mais saudável que um lanche açucarado. Também sabemos que se bebermos ou comermos mais do que o nosso corpo precisa, aumentaremos o peso e, se reduzir essa ingestão, irá perdê-lo. É, no entanto, mais fácil falar do que fazer – e sabemos disso. Então, vamos ajudá-lo em pequenas coisas que pode mudar facilmente e que vão fazer a diferença.

6 maneiras de desenvolver hábitos alimentares saudáveis

1 – Aumente o consumo de oleaginosas

Já tínhamos alertado sobre os benefícios de comer nozes e outras oleaginosas, mas podemos não ter enfatizado o suficiente em como estas são saudáveis – têm gordura, sim, mas é principalmente insaturada. Certifique-se em usá-las como substitutos de outros lanches – geralmente mais açucarados. Outro ponto positivo sobre as oleaginosas: a sua variedade. Cajus, amêndoas, avelãs, nozes, amendoins, vai encontrar o seu favorito em pouco tempo e obter todos os benefícios de saúde que advêm do seu consumo.

2 – Não abuse no sal

Somos criaturas de hábitos, nomeadamente na cozinha. O que aprendemos é que precisamos de salgar os nossos alimentos e tendemos a fazer isso de forma quase inconsciente. Bem, um passo para reduzir a ingestão de sal é ter a noção de que um adulto não deve consumir mais do que 6g por dia – por isso prove a sua comida antes de adicionar sal. Ficará surpreendido pelo facto desse passo ajudar a reduzir o seu uso.

3 – Leite com baixo teor de gordura

O leite ainda está presente na nossa dieta alimentar. Este produto icónico faz parte de nossa alimentação há muito tempo. Então, como pode desfrutar do seu copo de leite? Mudando de leite gordo para um com baixo teor de gordura. O sabor será diferente, mas passadas umas semanas não lhe irá fazer diferença.

4 – Planeamento

É muito mais fácil manter o seu objetivo em desenvolver hábitos alimentares saudáveis quando planear com antecedência. Procure ingredientes saudáveis e veja as receitas do nosso blog. Pense nos seus pratos favoritos: eles têm bom aspeto, cheiram bem e têm um sabor delicioso. Aprecie a sua textura: atraem-no em todos os seus sentidos. Depois de começar a planear e escolher o que quer comer, irá encontrar substitutos mais saudáveis para os seus pratos favoritos.

5 – Frutas e vegetais

Não conseguimos sublinhar o suficiente como é importante aumentar a quantidade de frutas e vegetais ingeridos. Está a ingerir os seus cinco por dia? Porque essa é a recomendação: coma, pelo menos cinco, porções de uma variedade de frutas e legumes todos os dias. Para frutas, comece a incluí-las em saladas e como lanches. Para os vegetais, inclua os crus, como espinafre e couve, e aumente o número de sopas que faz.

6 – Água

É o seu melhor aliado, especialmente se estiver a combinar esse objetivo com o exercício físico. Recomenda-se a ingestão entre 6 a 8 copos por dia. A água não só hidrata, mas também impede o desejo por comida. Evite bebidas açucaradas e com gás, pois elas são ricas em calorias, e também bebidas alcoólicas. Outra sugestão é incluir frutas e vegetais em smoothies para aumentar a sua ingestão de vitaminas.

Publicado em Nutrição and tagged hábitos alimentares, nutricionista, dieta, receitas.

24h LIVE STATS

  • 112,269
  • 1,050,937
  • 20,202
error: Content is protected !!