Existem muitas informações sobre o novo coronavírus, mas nem todas são corretas. Sabe como distingui-las?

Essas informações falsas ou enganosas sobre o Coronavírus podem surgir em vários contextos, incluindo de publicações virais nas redes sociais, comentários feitos por figuras públicas ou declarações transmitidas pela comunicação social.

É vital que todos recebam informações claras e factuais sobre o Covid-19. A desinformação pode causar medo desnecessário e – mais importante – pode levar as pessoas a ignorar conselhos importantes sobre sintomas ou como evitar a infeção por Covid-19.

No entanto, todos nós podemos contribuir para verificar a probabilidade de algo estar correto, antes de partilhar a informação com a família e amigos.

Origem da notícia

Várias informações enganosas que vemos a circular citam uma fonte anónima. Isso abrange o “tio de um amigo” ou “um amigo no Parlamento” ou alguém chamado “Dr. Miguel”.

Se não se consegue identificar corretamente a fonte da notícia, ou se essa fonte não ficar bem esclarecida, o mais certo é que seja de origem duvidosa e, nesse caso, fica muito mais difícil verificar se os dados são verdadeiros ou falsos. Assim, nesta situação, pense duas vezes antes de as partilhar.

Uma fonte fidedigna é a opção mais segura

Se as informações vierem de uma fonte nomeada, tente realizar a sua própria pesquisa. Por exemplo, se for alegado que uma agência de notícias revelou um determinado facto, tente pesquisar o nome da agência e algumas palavras-chave da afirmação.

Se o nome de uma agência ou organização não lhe for familiar, pode procurá-la no Google e analisar a sua Homepage.

Se pretender obter informações médicas sobre o novo coronavírus, existem diversos sites credíveis:

Informações em português:

• DGS : Direção Geral de Saúde

• INS: Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

• Site da Comissão Europeia

Informações em inglês: 

• NHS website : National Health Service é o sistema público de saúde do Reino Unido 

• World Health Organisation: Organização Mundial de Saúde 

• European Centre for Disease Prevention and Control – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças. Tem uma página muito útil de perguntas e respostas: useful Q&A page

• Centers for Disease Control and Prevention – Centros de Controlo e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos. Tem também uma boa página de perguntas frequentes: Frequently Asked Questions page

• International Fact Checking Network (IFCN) – A Rede Internacional de Verificação de Factos criou um banco de dados para verificações sobre o novo coronavírus: a database of fact checks  

Conheça toda a história, não apenas o título

Os títulos podem ser fraudulentos e tirados fora do contexto. É aconselhável ler a história no seu todo. Esteja atento a imagens, números e citações que não têm fontes ou que possam ter sido tiradas fora de contexto.

O Covid-19 é uma doença nova e ainda não sabemos muito sobre ela; portanto, redobre a atenção com qualquer conteúdo que pareça fazer uma afirmação definitiva sobre a doença, sem evidências claras.

THORDIS BERGER

CMO – Chief Medical Officer – Portugal

24h LIVE STATS

  • 109,834
  • 1,147,675
  • 20,954

LANGUAGE

error: Content is protected !!