As circunstâncias atuais em que vivemos alertam-nos para a importância da prevenção de infeções e doenças. O sistema imunitário é um sistema complexo que tem como objetivo maior proteger o organismo e funciona de forma a manter a homeostasia do organismo. Quando o sistema imunitário deteta agentes patogénicos em pequena quantidade, elimina-os sem qualquer sintoma. Quando a proporção de microorganismos aumenta, o sistema imune aumenta a sua resposta, provocando inflamação caracterizada pela sensação de dor, vermelhidão e calor.

A população está cada vez mais consciente do papel da alimentação na nossa vida, tanto na prevenção como no tratamento de doenças e, de facto, o estado nutricional tem um grande impacto no sistema imune. Os alimentos funcionais são todos os alimentos que, para além do seu valor nutricional, reproduzem efeitos benéficos para a saúde. Como tal, alimentos ricos em carotenoides, vitamina C, vitamina E, vitamina B6, vitamina B9, vitamina B12, ácidos-gordos essenciais, zinco, selénio e cobre, são alimentos que potenciam o sistema imune. 

Abaixo apresentados, estão cinco alimentos que reforçam o sistema imunitário, bem como receitas onde estão presentes esses mesmos alimentos.

Laranja

Laranja | alimentos que reforçam o sistema imunitário | Holmes Place

A laranja é um alimento rico em vitamina C, um poderoso antioxidante que aumenta a produção das células sanguíneas responsáveis pela produção de anticorpos – os leucócitos ou glóbulos brancos- evitando o contacto das células sanguíneas com o agente patogénico.

Queijada de laranja | alimentos que reforçam o sistema imunitário | Holmes Place

Alho

Alho | alimentos que reforçam o sistema imunitário | Holmes Place

O alho contém compostos de enxofre que promovem a ação celular, a alicina – um composto anticancerígeno.

Pão de alho | alimentos que reforçam o sistema imunitário | Holmes Place

Tomate 

Tomate | Alimentos que reforçam o sistema imunitário | Holmes Place

O tomate é um alimento rico em licopeno, um antioxidante que lhe confere a cor avermelhada. Quanto mais vermelho é o alimento, maior o teor em licopeno. Não há ainda uma quantidade específica, mínima ou máxima, de licopeno que seja considerada segura para ingestão. Apenas se sabe que a quantidade sugerida de ingestão de licopeno varia de 4 a 35mg/dia. 

Molho de tomate | Alimentos que reforçam o sistema imunitário | Holmes Place

Curcúma

Curcuma | Alimentos que reforçam o sistema imunitário | Holmes Place

A curcúma é uma planta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias de onde é extraída a curcumina. A curcumina, pertence à família dos carotenoides e tem potencial antioxidante.

RECEITA

Kiwi 

O kiwi é um fruto rico em vitamina C e E, compostos fenólicos e carotenoides. O seu consumo potencia o sistema imune uma vez que reduz o dano celular causado pelo stress oxidativo.

RECEITA

Referências Bibliográficas:

1. London C. Functional Foods that Boost the Immune System. Funct Food Prod Dev. 2010;8(June):293–321.

2. Percival SS. Aged Garlic Extract. Alive.com [Internet]. 2014;Supplement(13):1S-4S. Available from: http://eds.a.ebscohost.com.ezproxy.endeavour.edu.au/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=6&sid=8e34e778-65d6-4c7a-b10c680d7fd91c25@sessionmgr4001&hid=4211.

3. Silva M, Pereira T, Siva A. Tomate e curcuma: efeitos na redução dos factores de risco para doenças cardiovasculares. Revista Cultural e Científica do UNIFACEX. v. 15, n. 1, 2017

4. Hunter DC, Skinner MA, Wolber FM, Booth CL, Loh JMS, Wohlers M, et al. Consumption of gold kiwifruit reduces severity and duration of selected upper respiratory tract infection symptoms and increases plasma vitamin C concentration in healthy older adults. Br J Nutr. 2012;108(7):1235–45.

Catarina Ferreira

Equipa Eat Well Holmes Place Porto Baixa

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