Em 2021 a FILA está de parabéns e celebra os seus 110 anos! Para homenagear a sua herança icónica, a marca lançou, no passado dia 28 de Fevereiro, na semana da moda de Milão, uma colaboração especial com a estilista, diretora e fundadora da revista The Perfect Magazine, Katie Grand, para ou Outono-Inverno 2021. A parceria destaca a história, o espírito e o futuro da primeira marca global de roupas desportivas italiana e foi apresentada num longo e estreito túnel iluminado com diversas cores, que pulsaram ao ritmo das batidas do rapper americano Schoolly D.

Uma mentalidade e abordagem criativas únicas moldaram a FILA desde os seus primórdios como uma empresa familiar, em 1911, em Coggiola, uma pequena cidade situada nas Colinas de Piemonte. Produzindo inicialmente tecidos e, posteriormente, roupas íntimas premium, a FILA transformou-se rapidamente numa marca global. Enrico Frachey era o diretor administrativo cuja criatividade e versatilidade impulsionaram o fluxo imparável de crescimento da FILA.

A evolução da marca para sportswear começou em 1972. A FILA foi a primeira a trazer cor para os campos de ténis com a coleção White Line, esteticamente surpreendente pelo seu design funcional e uso pouco convencional da cor. Causando sensação entre atletas e fãs, a FILA seguiu depois pela inovação no montanhismo, ski, desportos aquáticos, basquetebol, golfe e motociclismo. A marca tentou sempre conjugar o estilo ousado com a versatilidade e facilidade de movimentos, o que a tornou num must-have para a prática de desporto e para viver em liberdade total.

Ao longo da sua história, a FILA teve vários relacionamentos especiais com atletas de topo nas mais variadas disciplinas, cada um deles pioneiro e revolucionário no seu desporto. Com Bjӧrn Borg, a FILA ajudou a mudar a maneira como o mundo via a moda ligada ao mundo do ténis. Em 1978, Reinhold Messner alcançou o cume do Monte Everest com roupas de montanha de alta tecnologia da FILA. A FILA desceu encostas com Ingemar Stenmark, na corrida para a Taça Garmisch de 1976, esquiou nas encostas nevadas italianas com Alberto Tomba e acompanhou Monica Seles e Grant Hill nas suas vitórias no ténis e no basquetebol.

No seu cento e décimo aniversário, a FILA juntou-se então a Katie Grand, estilista e curadora cultural britânica, para reinterpretar uma série de silhuetas clássicas dos arquivos da marca armazenados em Biella, Itália. Grand explorou a história da FILA, focando-se em vários temas, incluindo ténis, montanha, água, atletismo, basquete, golfe e desportos motorizados, para apresentar peças escolhidas pelo seu valor histórico e beleza, mas reeditadas e redesenhadas para os dias de hoje.

“O espírito de inovação da FILA guiou a marca nos últimos 110 anos”, afirmou Gene Yoon, presidente global da FILA. “Ao longo da nossa história, a evolução da FILA foi alimentada pela sua criatividade no design, desempenho e estilo. A marca sempre se destacou por ser ousada, autêntica e destemida. A nossa vasta herança inclui momentos inesquecíveis, vitórias épicas e indivíduos lendários que transformaram o desporto e a moda.” Yoon continuou: “Vamos comemorar este marco e as realizações mundiais da FILA ao longo do ano, começando com uma parceria com a Katie Grand. Este projeto irá honrar o nosso legado enquanto moderniza peças icónicas para todas as gerações de fãs da FILA.”

“A FILA é uma das marcas de roupa desportiva mais duradouras que existem e o seu arquivo é fenomenal e extenso”, disse Katie Grand. “Com sapatos que datam dos anos 80 e os livros mais incríveis cheios de ilustrações do designer Pierluigi Rolando – prateleiras e prateleiras deles – foi super inspirador. Comecei com sete categorias de desportos pelas quais a FILA é conhecida – ténis, motocross, basquetebol, golfe, natação, montanha e aeróbica – e coloquei peças de arquivo em temas. Depois, trabalhámos para tornar o ajuste mais contemporâneo. É uma coleção especial para comemorar o 110º aniversário da FILA.”

A FILA também vai lançar um microsite dos 110 anos. O site interativo examinará melhor a influência da marca no desporto e no estilo, destacando o contexto histórico dos seus momentos e criações mais notáveis. O visitante embarca numa viagem, com uma linha do tempo que traça a evolução da marca e permite reviver momentos icónicos e modas intemporais através de uma seleção de fotos e vídeos com uma curadoria criteriosa. Desde o nascimento do logotipo F-Box até à coleção de 110º aniversário, de Katie Grand, os fãs da FILA em todo o mundo podem experienciar verdadeiramente a marca, desde os seus arquivos até o futuro.

Sobre a Fila

A FILA (www.fila.de/en/home/) é uma das maiores e mais antigas marcas de desporto. Foi criada em 1911 em Coggiola, uma pequena cidade situada nas Colinas de Piemonte, perto de Biella, Itália pelos irmãos FILA. Originalmente no processo de criação de têxteis de qualidade, os irmãos procuravam produzir materiais que combinassem luxo, arte e funcionalidade, trazendo inspiração da sua terra natal. Durante décadas, a FILA tem sido uma marca líder na prática do ténis: grandes campeões como Björn Borg, John McEnroe, Boris Becker e Monica Seles celebraram as suas maiores vitórias de FILA. A marca tem também uma forte história em desportos como o basquetebol, ski, golfe, montanhismo etc. Após o seu sucesso inesquecível nos anos 80 e 90, atualmente a Fila mantém o foco nas necessidades dos atletas, ao mesmo tempo que cria coleções a pensar no consumidor cosmopolita, atento às inovações que se fazem no mundo da moda. Essa rica história desportiva cria a inspiração para uma coleção de sneakers contemporânea e distinta, com um toque vintage, onde o artesanato e o design de ponta são combinados com um estilo vibrante e descontraído.

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