Já pensou que pode ficar em forma a fazer as limpezas de primavera? Junte o útil ao agradável!

Com o aproximar de mais uma primavera, as tarefas domésticas podem ajudar a cumprir parte da necessidade de exercício físico e proporcionar movimentos ao corpo, para nos mantermos longe do sedentarismo e mantermos a nossa saúde.

Em boa verdade, fazer uma limpeza geral primaveril pode resultar numa queima calórica próxima de 500 quilocalorias. Para além disso, as tarefas domésticas podem contribuir para que os músculos das pernas, dos braços, das costas e da região da barriga fiquem mais tonificados.

Abaixo deixamos algumas dicas para colocar em prática o plano de limpezas primaveril.

Recolher os objetos do chão

Esta atividade requer que ao recolher algum objeto do chão, mantenha as suas costas direitas. Um bom truque é abaixar-se como se fosse sentar numa cadeira, dobrando os joelhos até alcançar o chão. Se quiser aumentar a intensidade, mantenha-se nessa posição durante 15 segundos.

Este “exercício do lar” pode ser ideal para ser aplicado no quarto das crianças que normalmente deixam os brinquedos espalhados por todo os lado. O mesmo pode ser feito no jardim ao recolher os dejetos dos animais ou qualquer outro resíduo necessário na manutenção das plantas.

Comprimir o estômago enquanto varre

Quando estiver a varrer a casa, pode tonificar a sua barriga contraindo os abdominais ao mesmo tempo que mantém as costas direitas.

Os movimentos efetuados com a vassoura/esfregona devem ser feitos desenhando o maior círculo possível no chão (movimentam-se o mais possível longe do corpo para de seguida se aproximarem)

Dançar enquanto cozinha

Cozinha | Limpezas de Primavera | Holmes Place

Se gosta de cozinhar, enquanto prepara o almoço e o jantar, pode aproveitar esse momento para desfrutar de uma boa música.

Em boa verdade, o ato de cozinhar pode levar mais ou menos meia hora, em que deverá manter-se na mesma posição em pé.

Se quiser tornar o momento mais agradável e produtivo para a sua saúde, coloque músicas que goste e comece a dançar ao som das mesmas.

Mova todo o seu corpo enquanto organiza os utensílios e prepara os alimentos (cuidado com o fogão e com as panelas entornadas).

Essa atividade, dependendo do tempo em que é executada, pode ajudar na queima de até 400 calorias.

Aumentar o ritmo das tarefas

Qualquer que seja a tarefa doméstica, procure ser mais dinâmico no movimento quando, por exemplo, lavar a louça, limpar as janelas, limpar o corredor a pano ou limpar o pó dos móveis.

Aqui, também pode aproveitar para ouvir a sua música preferida e dançar ao ritmo da mesma.

Recordamos que, mesmo que faça movimentos rápidos, fique sempre atento para não sofrer nenhuma lesão. Ao aumentar o ritmo das tarefas, poderá incrementar para o seu gasto calórico para o dobro.

Lavar as janelas por dentro e por fora

Lavar janelas | Limpezas de Primavera | Holmes Place

Certamente os seus ombros agradecem. Como é uma tarefa que não se faz todos os dias, esta atividade exigirá movimentos e a execuções com alguma força.

Se levar pelo menos meia hora sem baixar totalmente os braços e com movimentos circulares, poderá queimar até 150 Kcal. O mesmo funciona para a limpeza dos espelhos.

Limpar o chão “à mão”

Limpar chão | Limpezas de Primavera | Holmes Place

Escolha uma boa esponja e, com o auxílio de um recipiente com água e produto de limpeza, inicie a tarefa.

No entanto, caso prefira executar essa tarefa em pé, utilize a vassoura, efetuando a atividade da mesma forma de quando varreu a casa. Este método também pode ser aplicado quando aspirar a casa.

Calorias gastas: 180 Kcal

Músculo solicitados: Peitoral, ombros, tríceps e abdominais.

Lavar a roupa à mão

É verdade que a máquina de lavar a roupa encarrega-se da limpeza da roupa, no entanto nem todo tipo de tecido pode ser lavado como, por exemplo, as roupas de seda ou algodão e algumas para os bebés. 

Nesses casos, experimente lavá-la à mão antes de introduzi-las na máquina. Se quiser, pode ir mais além esfregando as mesmas para remover as possíves manchas ou nódoas com uma escova própria para tecidos.

Calorias gastas: 120 Kcal

Músculo solicitados: Peitoral, ombros, tríceps e lombares.

Nuno Cerdeira Ribeiro

Master Trainer Holmes Place

Publicado em Fitness and tagged limpezas, primavera, exercício, saúde, abdominais, calorias.

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