Durante o mês de julho, (de 6 a 28) as Belas Artes vão marcar presença em várias lojas e hotéis da Avenida da Liberdade, no Art in Avenida, uma iniciativa conjunta da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) e da Associação Avenida, que continua a apostar em eventos culturais para atrair portugueses e estrangeiros à avenida mais icónica de Lisboa. O evento é de livre acesso e conta com a curadoria da SNBA, um dos associados da cultura, uma instituição centenária a quem coube a seleção de uma pequena amostra dos muitos artistas que a integram, que vão expor as suas obras em lugares distintos, fora do seu habitat natural, interpelando o público que desfruta dos espaços da Avenida da Liberdade.

No Art in Avenida participam artistas que expõem obras originais de áreas tão diversas como a pintura, escultura, colagem, fotografia e artes plásticas.

 

Para a porta-voz da Associação Avenida, Sandra Campos, “tornar a Avenida da Liberdade um lugar que promove a cultura artística e que atrai pela sua criatividade e beleza, convidando a abrandar e a contemplar, significa criar momentos que estão em sintonia com a atmosfera desta zona nobre da cidade. Desde o evento de 2021 Art Matters, coorganizado pela Fundação Gulbenkian, durante o qual réplicas de obras do Museu Gulbenkian integraram montras e espaços comerciais da Avenida, que desejávamos voltar a criar um evento dedicado às artes. A Sociedade Nacional de Belas Artes acabou por ser a parceira ideal para esta iniciativa, pelo seu prestígio, know-how, diversidade de talentos e até pela sua proximidade à Avenida da Liberdade. Quero deixar um agradecimento especial a todos os 11 associados participantes que, abraçando a visão da Associação, acolheram as obras nos seus espaços, permitindo criar um evento memorável”.

 

Fica feito o convite: descubra o lado artístico da Avenida da Liberdade, consultando os espaços aderentes no site oficial da Avenida da Liberdade.

O evento Art in Avenida conta com o apoio à divulgação da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa.

 

Art in Avenida – Participantes

 

138 LIBERDADE HOTEL

Ana Wever

Avenida da Liberdade, 138

 

ANDRÉ OPTICAS

Fernando Cruz

Avenida da Liberdade 36 A

 

BOUTIQUE DOS RELÓGIOS PLUS

Alexandra Faria

Avenida da Liberdade, 129

 

 

HOTEL VALVERDE LISBOA

Carlos Mateus

Avenida da Liberdade, 164

 

 

LIVRARIA BUCHHOLZ

Irene Gonçalves

Rua Duque de Palmela, 4

 

LUIS ONOFRE

Beatriz Cunha

Avenida da Liberdade, 247

 

PINKO

Álvaro Carneiro

Avenida da Liberdade, 36 B

 

SOFITEL LISBON LIBERDADE

Maria Lúcia Veiga

Avenida da Liberdade, 127

 

STIVALI

Gilda Carmona

Avenida da Liberdade, 38 B

 

THE ONE PALÁCIO DA ANUNCIADA – Art Gallery The One

Isabel Ceia

Rua das Portas de Santo Antão 112 – 134

 

TIVOLI AVENIDA DA LIBERDADE

Susana Piteira

Avenida da Liberdade 185

 

“A SNBA reformula-se em movimento, na direção da valorização, da identidade, da comunicação, na procura e na criação de públicos, na internacionalização e também na diferenciação pela qualidade: não existe outro espaço com as características que hoje detém – considerando as suas dimensões de independência e de atualização, a par com o seu dispositivo museográfico e a sua eficácia expositiva.”

Prof. João Paulo Queiroz, presidente da Direção da SNBA

Associação Avenida

A Avenida da Liberdade é promovida pela Associação Avenida, que tem como missão, entre outras, comunicar a extraordinária oferta que é possível encontrar no Luxury District de Lisboa. A Associação tem cerca de 130 associados de áreas diversas, nomeadamente lojas, hotéis, restaurantes, serviços e espaços dedicados à cultura. É uma Associação aberta a todos os interessados com espaços na principal artéria de Lisboa, que se queiram juntar para, a uma só voz, promover a avenida nas vertentes comercial e cultural, interagir com as entidades públicas e beneficiar todos aqueles que ali se encontram.

 

Sociedade Nacional de Belas Artes

A Sociedade Nacional das Belas Artes, uma associação cultural portuguesa fundada em 1901 que tem como principal objetivo “promover e auxiliar o progresso da arte em todas as suas manifestações, defender os interesses dos artistas e, em especial dos seus associados, procurando auxiliá-los, tanto moral como materialmente; cooperar com o Estado e com as demais entidades competentes em tudo que interesse à arte nacional e ao desenvolvimento da cultura artística”.

A sua sede, no nº 36 da Rua Barata Salgueiro é o ‘Palácio das Belas Artes,’ do Arq. Álvaro Machado, inaugurado em 1913 e inclui o seu grande Salão que a torna única na cidade de Lisboa. A SNBA tem uma intensa programação expositiva em permanente renovação e Cursos de Formação Artística que são também exemplo de intervenção e de inovação pedagógica, focada na qualidade formativa de novos públicos.

Fonte: Ganesh

ESCOLHER MOEDA

Advertisement

error: Content is protected !!
  • http://mediaserv33.live-streams.nl:8036/live
  • https://www.lifestyle.fm
  • LIFESTYLE FM