O melhor bartender nacional com World Class Portugal 2024

A grande final nacional do World Class Portugal 2024, realizada na passada quarta-feira, dia 19 de junho, deu a conhecer o melhor bartender nacional do ano – Rui Pereira. O evento organizado e apresentado por Honório Oliveira – Reserve Brand Ambassador da Diageo em Portugal da Diageo – realizado no hotel Altis Belém, com a participação gastronómica do chef André Cruz, do restaurante Feitoria, marcou o culminar desta competição em Portugal. Rui Pereira, conquistou o título nacional que o levará a participar na grande Final Global do World Class 2024 em Xangai, na China, nos dias 9 a 13 de setembro.

Do grupo de seis finalistas, criadores dos seis melhores cocktails da competição deste ano, selecionados na semifinal, em maio, Rui Pereira, o melhor bartender, destacou-se na competição nacional pela atenção ao detalhe, foco na hospitalidade e inovação com recurso a produtos locais e sazonais, sempre com atenção ao elemento Água, que era o tema deste ano, integrado num ciclo que já contemplou os temas Terra e Fogo, em anos anteriores.

“Ganhar o World Class Portugal é, sem dúvida, um grande impulso na minha carreira. Representar Portugal na China é um orgulho, e sinto esta distinção como uma recompensa pelo trabalho que tenho vindo a desenvolver, um reconhecimento entre pares, o que significa muito para mim, e me deixa muito feliz”, afirma Rui Pereira.

Rui Pereira é natural de Vila Praia de Âncora, distrito de Viana do Castelo. Foi na adolescência que despertou o seu interesse pelo setor, mas só bem mais tarde deu o salto para o mundo da coquetelaria. Aos 40 anos é um fã de fermentações e sodas naturais, pelo que dedica muito do seu tempo ao estudo desses processos bioquímicos. Em termos académicos, apesar do seu autodidatismo, tem procurado aliar a prática profissional com a formação, possuindo certificação de Nível IV na área do Bar tendo, recentemente, dado início à formação profissional de Nível V de Técnico Especialista em Gestão de Restauração e Bebidas. Iniciou a sua atividade profissional em Viana do Castelo, passando por diversos projetos, como o hotel Feel Viana, em Viana do Castelo, ou o Origens, em Ponte de Lima. Atualmente, encontra-se a trabalhar no grupo Cerqueira´s como responsável do novo projeto que o grupo irá inaugurar em breve em Viana do Castelo. Enquanto profissional, Rui Pereira é muito disciplinado, rigoroso, perfecionista e muito exigente consigo próprio, pois a procura da excelência é sempre a sua meta. “O trabalho árduo, dedicação, consistência e resiliência são o segredo”, realça o vencedor da 9ª edição do World Class Portugal. 

Já se aventurou em algumas competições, e, em 2023, deu início à concretização de um grande objetivo pessoal e profissional, chegar à final da World Class, sonho que acaba de realizar, vencendo a competição em Portugal, e garantindo o seu lugar na final global em Xangai. Temos que nos superar a nós mesmos, promovendo o foco, a criatividade e procurando mais conhecimento.”, acrescenta Rui Pereira.

A avaliar os candidatos esteve um júri composto por referências do setor em Portugal e no estrangeiro, como Emanuel Minêz e Paulo Gomes (Red Frog, Monkey Mash e 18.68 Cocktail Boutique), Luís Domingos (Black Pepper and Basil), César Costa (consultor e formador de bar) e Jenna Ba (global brand ambassador do gin Tanqueray No.Ten, da Diageo), entre outros, que elegeram o melhor bartender, depois de três “challenges” em que os seis finalistas prepararam e apresentaram as suas melhores criações.

Estamos muito contentes por mais esta edição do World Class Portugal, que mais uma vez reuniu um excelente grupo de participantes, de várias regiões do país, proporcionando a troca e partilha de ideias e experiências, ao mesmo tempo que trouxe para o centro das atenções dois assuntos muito relevantes para nós: a sustentabilidade aplicada à área dos cocktails, e a interligação cada vez mais evidente entre o restaurante e o bar, a gastronomia e a coquetelaria.”, refere Honório Oliveira, Reserve Brand Ambassador da World Class em Portugal da Diageo. 

A iniciativa organizada pela Diageo, incluiu um ciclo de iniciativas, os World Class Studios, no norte, centro e sul do país. Nestes eventos, chefs, bartenders e diversos profissionais ligados à temática deste ano, o elemento ÁGUA, partilharam técnicas, ideias e experiência, de forma a contribuir para um maior conhecimento deste elemento natural por parte dos participantes, para assim poderem dar a melhor resposta aos desafios que lhes seriam propostos.

A sustentabilidade tem sido sempre uma preocupação constante em todas as edições do World Class Portugal, com maior foco desde 2022, ano em que teve início o ciclo dos elementos da natureza como temas principais, como a TERRA em 2022, e o FOGO em 2023. Em 2024, o tema da ÁGUA veio despertar consciências e mostrar a utilidade e versatilidade deste elemento no mundo da coquetelaria e da gastronomia, duas áreas que cada vez mais se complementam, quer em processos de preparação de ingredientes, quer na sua utilização em diversos formas, e estados. Um desafio que todos abraçaram, e que deu o título de melhor bartender do ano a Rui Pereira.

Source link

ESCOLHER MOEDA

Advertisement

error: Content is protected !!
  • http://mediaserv33.live-streams.nl:8036/live
  • https://www.lifestyle.fm
  • LIFESTYLE FM