PRÓS:
- Desempenho estelar em qualquer clima
- Estilo dramático
- Som incrível
CONTRAS:
- Visibilidade traseira terrível
- Não há mais modo Corsa
- O custo
CITAÇÃO DO EDITOR:
Um lindo supercarro para todos os climas, uma verdadeira alegria em condições adversas e muita diversão mesmo quando as estradas estão secas e suaves.
O Huracan está avançando um pouco. Agora entrando em seu 10º ano de produção, não está tão velho quanto o venerável Aventador antes de ser finalmente substituído no ano passado, mas está chegando lá.
Para manter as coisas frescas, a fórmula do Huracan deve continuar sendo aprimorada e ampliada. Normalmente, a Lamborghini faz isso colocando letras como S, SV e SVJ em seus carros, aumentando a potência e perguntando o preço o tempo todo. O Sterrato, porém, é algo novo, diferente e, no fim das contas, algo extraordinário.
O conceito
O Huracan Sterrato é, simplesmente, o melhor Lamborghini off-road. Claro, o Urus tem mais distância ao solo e certamente seria melhor para subir uma trilha rochosa, mas no resto do tempo oferece pouco em termos de sensação e brilho da Lamborghini. Houve também o SUV LM002 da década de 1980. Aquela coisa era uma verdadeira fera off-road, mas tendo pilotado uma no norte da Itália, posso dizer que quando se trata de verdadeiro prazer de dirigir, não há muito para se ter.
Enquanto isso, o Sterrato parece e dirige como um verdadeiro Lamborghini, apenas um que teve algumas adições e melhorias sutis para garantir que a diversão não pare quando o asfalto parar.
Isso começa pela suspensão, que eleva o carro em 44 mm. Parte dessa sustentação é auxiliada pela banda de rodagem de um conjunto de pneus robustos Bridgestone Dueler AT002 montados em rodas de 19 polegadas. Cinco rodas, por acaso, com o carro que você vê aqui equipado com um sobressalente opcional montado no teto. Essa, porém, é uma opção que não posso recomendar fortemente. O Sterrato, veja bem, não vem com macaco, então mesmo que você fure, não terá como trocar aquela roda.
O motor, o brilhante V10 de 5,2 litros e 610 cavalos do Huracan, vem com entrada de ar montada na parte superior, o que não só parece fantástico, mas deve ajudar o motor a sugar um pouco menos de areia em uma pista de rally empoeirada.
O resto das mudanças estão mais no lado do estilo de vida, como sempre, sendo o “estilo” a parte mais importante. O Sterrato vem com um par de trilhos de teto fixados permanentemente, nos quais você pode montar travessas e colocar os acessórios que desejar. O carro que você vê aqui entrou na minha vida com uma espécie de cesto de carga superior, mas, dados meus testes de inverno, um porta-esquis teria sido mais apropriado.
Os pára-lamas robustos e aparafusados em todos os cantos acrescentam postura e agressividade, enquanto alguma proteção leve na parte inferior da carroceria deve evitar que o cascalho e similares danifiquem o chassi de alumínio e composto.
A forma geral e a aparência do Huracan não são muito afetadas. Parece essencialmente o mesmo de sempre, apenas um pouco mais irritado e, o mais importante, mais pronto para a aventura.
Interior
Por dentro, as mudanças específicas do Sterrato são poucas. A Lamborghini oferece um par de tapetes de borracha para todos os climas que se ajustam perfeitamente e se estendem pelas laterais do interior forrado de microfibra do Huracan. Eles são essenciais se você estiver enfrentando condições adversas.
Mas por outro lado, é praticamente o mesmo interior que vimos em outras partes do Huracan. Alcantara é o material de escolha, proporcionando uma sensação luxuosa e ótima aparência, especialmente com a costura amarela contrastante e os cintos de segurança sinistros combinando. A atenção aos detalhes aqui é impressionante e, embora muitos achem o estilo um pouco excessivo, é absolutamente adequado para um Lamborghini.
O Huracan foi recentemente atualizado com uma nova interface touchscreen simples, mas eficaz. Tanto o Android Auto quanto o Apple CarPlay estão disponíveis, mas apenas com fio. Também há Alexa aqui se você tiver uma conta ativa na Amazon.
Mais importante ainda são as várias telas de telemetria oferecidas, incluindo uma nova para o Sterrato que mostra informações de ângulo off-road, além de coordenadas GPS, perfeitas para quando você realmente estiver viajando. Achei a exibição diferencial muito mais interessante, mostrando em tempo real para onde o Huracan está enviando sua potência, de frente para trás e de lado a lado. Como muitos dos meus testes foram feitos em situações de baixa aderência, foi uma fonte inesgotável de entretenimento ver o fluxo de torque.
Embora seja divertido de assistir, você não precisará perder muito tempo apunhalando a tela sensível ao toque. A maioria dos controles essenciais de direção estão no volante. Seu polegar esquerdo controla os piscas, além de piscar ou alternar os faróis altos. À direita, você encontrará o botão do limpador de para-brisa.
A alternância de modo está na parte inferior, personalizada para o Sterrato. Strada é o modo padrão no topo, seguido pelo mais veloz Sport e, em seguida, Rally, um novo modo dedicado, de baixa aderência e alto desempenho que é a marca registrada deste carro. Os controles finais ao seu alcance são os paddles de mudança montados na coluna, feitos de metal e orgulhosamente posicionados atrás do volante.
Embora a maioria das entradas esteja no volante, o Huracan ainda tem muitos controles físicos em outros lugares, incluindo uma fileira de botões de plástico que ficam acima da tela sensível ao toque e aquele icônico botão carmesim ENGINE START/STOP no console central escondido sob um protetor de plástico. Vire isso, aperte o botão e tudo muda.
Ignição
O V10 do Sterrato está situado a cerca de trinta centímetros atrás da orelha direita do motorista, então, quando ele ganha vida, você sabe disso com certeza.
No entanto, para aproveitar o som do motor, você precisa alternar para o modo Sport, que abre o escapamento e adiciona alguns graves à experiência.
Na verdade, é melhor evitar o modo Strada quase totalmente. O modo de direção padrão do Sterrato é extremamente, estranhamente manso. Ele está sempre tentando aumentar uma ou duas marchas na transmissão de dupla embreagem de sete marchas do que você gostaria e se sente bastante relutante em reduzir a marcha. Ele também ativa o recurso de partida/parada do motor um tanto irritante (que você pode desativar rapidamente, se desejar). Finalmente, todos estão muito ansiosos para reduzir o V10 para um cinco cilindros em linha sempre que você estiver com pouco acelerador.
Dirigido dessa forma, consegui 15,1 mpg durante meus testes, o que é bastante razoável para um carro com mais de 600 cv. Na verdade, é precisamente por isso que esse modo existe. Mas se quiser uma condução envolvente, opte pelo Sport.
No Sport, tudo parece melhor. As mudanças são mais difíceis do que antes, mas são extremamente rápidas e exatamente onde você deseja que estejam. O escapamento soa melhor, o motor responde melhor e o Sterrato parece pronto para jogar.
No entanto, está no modo Rally quando as coisas ficam selvagens. Este novo modo foi concebido para proporcionar uma experiência muito mais lúdica em situações de baixa aderência, permitindo ao Sterrato girar as rodas com mais agressividade do que normalmente seria benéfico para uma situação de alta aderência como o modo Corsa foi concebido, o que é encontrado em outros Huracans.
No Rally, o Sterrato fica feliz em deixar você se soltar, sem cortar a potência para mim, mesmo quando as quatro rodas giram descontroladamente em uma superfície gelada. Ele cortou a potência quando eu fiz movimentos de direção maiores, sendo um tanto seletivo na quantidade de contradireção permitida antes de decidir que precisava de ajuda. Mas certamente não estragou a diversão.
No entanto, lamento a perda do modo Corsa. Embora o modo Rally seja uma boa troca, é uma pena que você não possa ter os dois. Afinal, embora sua suspensão seja mais macia, com um conjunto adequado de pneus o Sterrato ainda seria um maravilhoso brinquedo para track day.
Em relação aos pneus, os Dueler AT002 do Sterrato são classificados para lama e neve, mas certamente parecem mais adequados para o primeiro. Embora não tenha conseguido testar essa condição, passei muito tempo em meio ao inverno com o Sterrato que você vê aqui. Os pneus não proporcionavam a confiança oferecida por um pneu dedicado à neve, especialmente em condições mais geladas, mas proporcionavam bastante aderência para se divertir. Mais importante ainda, quando desistiram desse controle, o fizeram de maneira limpa e previsível.
Opções e preços
O Huracan Sterrato custa a partir de US$ 273.177, mais uma taxa de destino de US$ 3.695 e uma taxa de consumo de gasolina de US$ 2.100. O carro que você vê aqui tinha um conjunto de opções principalmente cosméticas, incluindo US$ 9.800 para a adorável pintura Giallo Inti e US$ 7.600 para os bancos esportivos.
Não demora muito para adicionar mais seis dígitos ao preço do seu Sterrato, com este custando $ 348.649 no total, mas esse é o nome do jogo com um carro como este.
O desempenho do Sterrato, porém, é tudo menos previsível. É um lindo supercarro para todos os climas, uma verdadeira alegria em condições adversas e muito divertido mesmo quando as estradas estão secas e lisas. É ainda mais confortável de dirigir do que um Huracan normal e muito menos propenso a cravar o nariz nas menores inclinações.
É o pacote completo e, embora você certamente tenha que pagar por ele, parece que vale cada centavo.
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