Alguma vez experimentou comer as sementes da papaia? Descubra os seus benefícios.

A papaia é um fruto tropical, muito apetecido nos pequeno-almoços de Verão pela sua frescura, leveza e fácil combinação com outros alimentos. Mas o que muitos não sabem, é que a parte habitualmente desperdiçada, as sementes da papaia, são tão nutritivos como a polpa.

Vamos descobrir quais as excelentes propriedades nutricionais que podemos retirar destes “olhinhos pretos”:

– Retarda o envelhecimento, por ser uma boa fonte de antioxidantes, tais como flavonóides, que combatem o envelhecimento celular dos radicais livres.

 Contribui para a sua saúde cardiovascular, pela sua riqueza em ácidos gordos monoinsaturados e fibra.

– Combate infeções de fungos e parasitas intestinais, sugerem estudos recentes.

 Preserva a função e saúde renal, segundo um estudo feito em ratos, cuja medicação induzia toxicidade renal, e esta foi impedida aquando da ingestão das sementes. Contudo, estudos em animais têm limitações de extrapolação para humanos.

– Protege contra o desenvolvimento do cancro e reduz o estado inflamatório. Apesar de vários resultados promissores é uma área vasta ainda em exploração.

– Melhora a saúde intestinal, devido à sua riqueza em fibra, promovendo a regularização do trânsito intestinal, especialmente para quem sofre de obstipação.

Apesar dos vários benefícios acima referidos, a ingestão das sementes em doses elevadas, poderá ter efeitos secundários, que são facilmente evitados se a sua ingestão diária for moderada.

Sementes de papaia | Nutrição | Holmes Place

Uma sugestão de aproveitamento das sementes: um Smoothie. Junte a polpa da papaia, uma colher de sopa de sementes e bebida vegetal, por exemplo a de amêndoa, misture tudo e beba fresco.

Da próxima vez que comer papaia lembre-se de aproveitar ambas as partes da papaia, pois conseguirá tirar proveito de muitos mais benefícios!

Equipa Eat Well Gaia

Avatar

Holmesplace

Holmes Place - Portugal

View all posts

Advertisement

English EN French FR Portuguese PT Spanish ES
error: Content is protected !!