O simples ato de andar descalço oferece tantos benefícios que muitas vezes são ignorados. Está preparado para experimentar uma nova sensação?

Os nossos antepassados começaram a utilizar, apenas para proteção, peles ao redor dos seus pés, dos quais os sapatos evoluíram com o tempo. No entanto, ao longo do artigo, vai perceber que andar descalço tem inúmeras vantagens para a sua saúde.

À medida que andamos ou corremos, os músculos intrínsecos do nosso pé, os músculos das extremidades inferiores e os músculos do core (unidade integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdómen) precisam de manter um nível de contração para criar tensão nos músculos e na fáscia das nossas pernas e do core para absorver as forças de impacto que ocorrem sempre que um pé atinge o solo. No pé saudável, esse mecanismo é iniciado quando os nervos sensoriais dos nossos pés forem estimulados. Estes respondem principalmente a estímulos de vibração que vêm do solo a cada passo. No entanto, após uma vida inteira a usar sapatos que foram desenhados para minimizar essas sensações, os nervos não respondem adequadamente, e em consequência, as forças de impacto não são amortecidas, mas são absorvidas por nossas articulações, tendões e ossos. Isto leva a uma epidemia de fascites plantar, tendinopatias e fraturas por stress que estamos atualmente a assistir.

Benefícios para a Saúde ao andar descalço

Ao andar com sapatos de solas rígidas sob os seus pés, os mesmos terão a tendência de tocar no chão primeiro com o calcanhar e depois rolam, mas com um mínimo de esforço, até a ponta dos dedos. Pelo contrário, ao andar descalço, a parte da frente da perna e do pé são mais requisitados e ajudam no amortecimento natural do impacto o que coloca menos pressão sobre as articulações dos dedos do pé, do tornozelo, do joelho e da anca e até mesmo nas costas.

Andar descalço exercita os músculos de apoio dos pés e até sintomas associados a um achatamento de um arco do pé, também chamado Pes Planus, podem ser aliviados. Além disso, a tensão nos dedos em garra, causada frequentemente pelo uso de sapatos demasiados grandes, pode ser libertada ao andar descalço.

Pés planos | Andar descalço na caminhada ou corrida | Holmes Place

Onde pode praticar?

Caminhar ou mesmo correr descalço só é saudável quando os músculos dos pés são treinados e preparados (lembre-se que cada pé contém 26 ossos -um quarto de todos os ossos do corpo – junto com 33 articulações e mais de 100 músculos e tendões). Isso significa que os músculos dos pés, assim como os outros músculos, devem ser construídos lentamente para desempenhar a sua função, caso contrário, poderá sofrer não apenas de músculos doloridos, mas também de desalinhamentos permanentes.

Para despertar os nervos sensoriais dos pés, experimente andar descalço em casa o máximo de tempo possível, de preferência sobre superfícies irregulares, e use bolas de golfe ou de massagem e passe lentamente a planta do pé sobre a bola, fazendo leve pressão. 

É importante começar devagar e passar pelos protocolos de exercícios para os pés antes de começar a andar descalço ou com calçados minimalistas. Correr em sapatos minimalistas é o resultado final de muita preparação e, para algumas pessoas, pode não ser aconselhável. Se atualmente usa órteses ou sofre de dor no pé ou no tornozelo, deve procurar orientação e ajuda de um profissional para atingir os seus objetivos. Mas, enquanto isso, todos podem tirar os sapatos e as meias, massajar os pés cansados e realizar um curto exercício para os pés.

Aproveite também o verão para andar na praia descalço:

A areia proporciona resistência, por isso a caminhada requer mais energia, fortalecendo todos os músculos entre os pés e as costas, principalmente nas pernas e nádegas. O pé tem que passar por toda a amplitude de movimento, e cada vez que se afunda na areia, os músculos terão que trabalhar muito para empurrá-lo para trás e movê-lo para frente.

Thordis Berger

CMO – Chief Medical Officer – Portugal

Publicado em Saúde and tagged andar descalço, caminhada, corrida, saúde.

IDIOMA | LANGUAGE

24h LIVE STATS

  • 23,043
  • 79,181
  • 695,232
  • 18,520
  • September 14, 2019
error: Content is protected !!