A água é o principal constituinte do nosso organismo, mais de 60% do volume do nosso corpo é constituído por água! É um nutriente essencial para a vida humana que contribui praticamente para todas as funções do corpo.

A água é o principal componente do corpo humano, sendo o principal constituinte das células e dos tecidos. A água tem diferentes funções vitais nomeadamente, nos processos fisiológicos de digestão, absorção e eliminação de resíduos metabólicos não digeríveis, tem uma acção direta sobre a manutenção da temperatura corporal, atua como um sistema de transporte de nutrientes, é também responsável por manter o volume vascular e permitir a circulação do sangue, entre outros. Neste sentido, todos os sistemas e órgãos necessitam de uma hidratação adequada para funcionarem corretamente. Em caso de desidratação grave todos os sistemas e funções ficam comprometidas.

A água tem propriedades únicas como solvente de compostos iónicos e dos solutos tais como glucose e aminoácidos atuando igualmente como transportador sendo o seu papel essencial na homeostase celular, porque transporta nutrientes às células e remove resíduos a partir de células. Funciona como o meio em que todos os sistemas de transporte funcionam permitindo trocas entre os fluídos extra celular, as células, o fluído intersticial e os capilares. Desempenha ainda um papel importante na termorregulação, visto que, a capacidade de vaporização da água pelo calor permite a perda de calor do corpo, mesmo quando, a temperatura ambiente é superior à temperatura do corpo. Nestas circunstâncias observa-se o fenómeno da sudorese em que a evaporação da água a partir da superfície da pele constitui um modo muito eficiente para perder calor.

Relativamente aos valores de ingestão adequada de água, a European Food Safety Autority (EFSA) estipulou que deverão ser 2,5 L para homens e 2,0L para mulheres. Estas recomendações não se reportam exclusivamente à ingestão de água, mas também a outras bebidas e alimentos ou preparados culinários, que possuam água na sua composição. Porém, dada a grande variabilidade do conteúdo de água nos alimentos, é mais fácil apresentar à população valores de referência de bebidas, pelo que o Instituto de Hidratação e Saúde recomenda o consumo de 1,9 e 1,5 L para homens e mulheres, respetivamente.

Conselhos úteis para aumentar o consumo de água:

  • Tenha sempre consigo uma garrafa de água;
  • Prefira a água em detrimento de bebidas açucaradas ou outras;
  • Aromatize a sua água com frutas e ervas aromáticas;
  • Opte por chás e infusões não açucarados;
  • Escolha alimentos ricos em água como frutos, hortaliças e legumes cozinhados, saladas em cru e sopas.

Referências bibliográficas:

___________________________

Cient C. Hídratação para os portugueses. Conselho Científico do Instituto de Hidratação e Saúde. 2010;

Ritz P, Berrut G. The importance of good hydration for day-to-day health. Nutrition Rev. 2005; 65: S6-S13;

Arnaud M Noakes T Should humans be encouraged to drink water to excess? European Journal of Clinical Nutrition. 2011; 65, 875-876;

 Haussinger D. The role of celular hydration in the regulation of cell function. Biochem Journal. 1996; 313: 687-710.;

 Popkin B. Water, Hydration and Health. Nutr. Rev. 2010; 68(8): 439-458; 13

Szinnai G, Schachinger H, Arnaud MJ, Linder L, Keller U Effect of water deprivation on cognitive-motor performance in healthy men and women. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 2005;. 289, R275–R280;

Jéquier E, Constant F. Water as an essential nutrient: the physiological basis of hidration. European J Clinical Nutrition 2010; 64, 115-23. 3.

Avatar

Holmesplace

Holmes Place - Portugal

View all posts

Advertisement

English EN French FR Portuguese PT Spanish ES
error: Content is protected !!