Connect
To Top

Hospitalidade e o Vinho do Porto

Hospitalidade e o Vinho do Porto, neste par assistimos, hoje, a uma nova etapa na vida do Vinho do Porto. A abertura do projecto The House of Sandeman Hostel & Suites assinala uma das maiores revoluções numa categoria cujas grandes inovações, de uma forma ou de outra, estiveram sempre dentro da caixa. The Independente Collective em parceria com a Sogrape dão um passo arrojado para fora da garrafa.

A marca Sandeman, pioneira desde os seus primórdios, é a chancela do primeiro branded hostel do Mundo, que fica localizado no edifício das Caves Sandeman, um ponto de referência em Vila Nova de Gaia e para o turismo do Porto, junto ao Rio Douro e à Ponte D. Luís, com uma vista aberta sobre a zona ribeirinha.

Este projecto é o fruto de quase quatro anos de trabalho. Quando uma empresa como a Sogrape dá o primeiro passo e convida um jovem grupo como o nosso – no sentido de revolucionar uma categoria tão acarinhada, mas igualmente tradicional – a expectativa e o entusiasmo chegam de mãos dadas com o respeito e o profissionalismo. Uma parceria desta natureza não nasce da noite para o dia. Tem de ser muito bem pensada e muito bem preparada. Hoje, é um dia especial para ambas as empresas e, se tudo correr como acreditamos, será também um dia bastante especial para o Vinho do Porto, em particular para a marca Sandeman.” – refere Bernardo d’Eça Leal.

Nas palavras de Manuel Guedes, Administrador da Sogrape responsável pela área de enoturismo, a abertura do The House of Sandeman Hostel & Suites insere-se numa estratégia integrada para elevar a experiência Sandeman muito além do próprio Vinho do Porto. “Pretendemos criar para Sandeman um roteiro de emoções únicas, num ambiente sofisticado e simultaneamente descomprometido. Depois da remodelação das caves, a experiência de mergulho no universo da marca prolonga-se agora com a oportunidade de dormir onde tudo acontece.

Recorde-se que para além destes, os espaços Sandeman Terrace (Gaia) e Sandeman Chiado (Lisboa) ou a Quinta do Seixo (Douro) são outros projetos de enoturismo que a Sogrape tem associados ao Vinho do Porto e à marca Sandeman.

O novo hostel agora inaugurado conta com cerca de 12 suites e 43 camas de hostel em 4 camaratas, com uma capacidade total para 67 hóspedes. A recepção, que é também um bar, é o centro nevrálgico deste espaço e o ponto de partida para o primeiro contacto com o estilo de vida, valores e história da marca Sandeman. Uma enorme mesa comum a um lado, um balcão ao outro. A música, as vozes, a vista do Rio Douro e a história de mais de 200 anos destas caves misturam-se, memórias vão ser criadas e um dia recontadas.

Um dos espaços mais especiais do edifício é a zona de recepção, simultaneamente, bar, cozinha e espaço para convívio. Com uma decoração peculiar, o espaço apresenta os elementos originais em madeira, como vigas, pilares e janelas, e integra tons de cinza e outros materiais: o couro, tapeçaria e tijoleira. O balcão onde é feito o check-in é um bar e o espaço alberga ainda uma cozinha comum totalmente equipada. Para visitar a zona envolvente, o The House of Sandeman Hostel & Suites dispõe de bicicletas para aluguer – feitas em parceria com a histórica Órbita.

Nas camaratas é possível admirar os arcos e paredes em granito, as vigas de madeira originais e algumas paredes cobertas de cortiça. Os beliches são peças originais criadas em exclusivo para o espaço e inspiram-se nas pipas de Vinho do Porto. Para maior comodidade dos visitantes, os colchões das camas do hostel medem 1,20m de largo e 2m de comprimento, um tamanho 30% superior ao praticado, e cada cama possui candeeiro de leitura e cortina para maior privacidade. Cada camarata inclui ainda 2 a 4 casas de banho completas, em formato de quarto de hotel, que incluem gel-de-banho e champô para utilização dos hóspedes, os quais recebem também uma toalha, tudo incluído no preço.

As suites continuam a aliar aos elementos originais do edifício peças decorativas ligadas à marca Sandeman e à cidade do Porto, muitas delas provenientes do espólio original da própria marca. Cada suite inclui casa-de-banho privativa, e 9 das 12 contam com uma magnífica vista do Rio Douro e da zona da Ribeira – Património UNESCO Mundial da Humanidade.

Um branded hostel deve ser um espaço onde viajantes de todo o mundo se encontram para partilhar um modo de estar e celebrar um ícone. Um espaço multicultural, onde as referências cromáticas evocam subliminarmente a marca e as suas as origens, cujo presente e futuro estarão patentes em todas as áreas e em cada gesto da nossa equipa. Uma relação simbiótica entre hospitalidade e o Vinho do Porto.

Além do Hostel & Suites há também o The George Restaurant & Terrace. Um espaço de restauração que conta atrair viajantes e locais, convidando também o público Portuense a atravessar o Rio Douro para uma experiência única. Desta forma, pretende-se fugir aos tradicionais bares de Vinho do Porto, com referências a garrafeiras, caixas de vinho e ambientes escuros e oferecer um ambiente fresco, sofisticado e confortável. A materialidade do espaço invoca características rústicas, como as pedras, as janelas e a sua localização, mas na cor e nas peças contemporâneas ganha brilho e leveza.

No The George, homenagem a George Sandeman, fundador da marca em 1790, os paladares são os típicos do norte do país, com espaço para novas interpretações dos clássicos num ambiente despretensioso à beira-rio. O conceito gastronómico é da autoria do Chef Pedro Limão e consiste numa uma viagem pelo Rio Douro até à foz, numa cozinha tradicional que se quer irreverente, inspirada no Douro vinhateiro e seus produtos e paladares.

Em complemento ao The George, existe ainda um espaço de cafetaria operacional durante o dia, mas que de noite se reinventa como bar à beira-rio. O espaço possui uma carta de bebidas e petiscos, mas o foco são os cocktails de autor – que introduzem novas formas de degustar o Vinho do Porto, tal como novas propostas de mixologia inovadoras e arrojadas. Lá fora, o terraço com o contentor Sandeman vai continuar a servir os seus cocktails habituais à base de Vinho do Porto, assim como sangrias e alguns petiscos.

No segundo andar do restaurante encontramos uma sala de eventos que oferece uma das melhores vistas para a cidade do Porto – além de cozinha própria e capacidade para cerca de 50 pessoas sentadas –, na primeira linha do Rio Douro do lado de Vila Nova de Gaia.

Source link

More in DRINKS

  • O PODER DOS FRUTOS VERMELHOS NO NOSSO ORGANISMO

    Os frutos vermelhos são essenciais numa dieta equilibrada. São ricos em antioxidantes e conferem um excelente aliado ao antienvelhecimento, bem como...

    Touch of BeautyOctober 30, 2018
  • 3 benefícios do álcool

      Esqueça a péssima reputação do álcool! Pois é, um consumo baixo ou moderado de bebidas alcoólicas pode ser bastante benéfico!...

    Hugo MadeiraSeptember 25, 2018
  • Vantagens da compra on-line de vinhos

    Escolher o vinho ideal para cada ocasião nem sempre é uma tarefa fácil. A oferta de produtos no mercado aumentou nos...

    WineliciousJuly 2, 2018
  • Renasce um espaço especial em Lisboa

    Renasce um espaço especial em Lisboa, onde ainda neste mês foram entregues os Grooming Awards. Nasceu oficialmente em 1961, para receber...

    The GentlemanJune 25, 2018
  • ÁGUA CASTELLO RENOVA IMAGEM

    A marca centenária apresenta a sua nova campanha “A Arte da Transformação”, com a qual pretende transmitir o espírito transformador da...

    LifestyleJune 22, 2018
  • Quem não se recorda deste símbolo vintage?

    Quem não se recorda deste símbolo da nossa história de produção vinícola? LANCERS, a icónica marca de vinho produzida pela José...

    The GentlemanJune 18, 2018
  • Al Fresco, um cocktail Concha y Toro

    05 Mar Al Fresco, um cocktail Concha y Toro Posted at 19:32h in Gastronomia by winelicious Hoje partilhamos aqui um cocktail...

    WineliciousJune 8, 2018