Se ainda está em teletrabalho saiba quais os melhores exercícios para melhorar a sua postura.

Nos tempos que correm, a maioria das pessoas estão mais tempo em casa, quer em isolamento preventivo, quer em teletrabalho, tendendo ao sedentarismo e más posturas.

O tempo passado em casa aumenta o tempo sentado no sofá, com o tablet ou smartphone na mão, ou o computador portátil no colo… estas posições colocam alguns desafios posturais, que podem levar ao despoletar ou agravar algumas dores e desconforto.

Pressão Coluna | Postura em teletrabalho | Holmes Place

Para fazermos frente a este desafio postural, devemos avaliar a nossa posição a cada momento, melhorar as condições de trabalho à nossa volta, manter a atividade física regular, reforçar a musculatura postural e vigiar a dieta.

Para ajudar na manutenção da mobilidade da cintura escapular e reduzir as possíveis tensões nesta zona, deixo uma sugestão de exercícios a realizar durante o teletrabalho.

Exercícios

Flexão lateral da cabeça | Teletrabalho | Holmes Place

Flexão lateral da cabeça: afaste a orelha do ombro, podendo ajudar com a mão contrária. Imagine que o braço livre pesa um pouco mais.

Manter 30 segundos para cada lado.

Extensão do pescoço | Teletrabalho | Holmes Place

Extensão do pescoço apoiado: com as mãos apoiadas atrás do pescoço, olhe para o teto e junte as omoplatas. Imagine o peito a abrir.

Manter 30 segundos.

Rotação da cabeça | Teletrabalho | Holmes Place

Rotação da cabeça: com os ombros relaxados, realize a rotação da cabeça para a direita. Imagine desenhar um circulo com a testa no teto. 

Realizar 30 segundos para cada lado.

Encolhimentos | Teletrabalho | Holmes Place

Encolhimentos: aproximar os ombros das orelhas e voltar a relaxar. Cada vez que os ombros descerem, imagine o pescoço a crescer.

Realizar durante 30 segundos.

Abdução das omoplatas | Teletrabalho | Holmes Place

Abdução das omoplatas: com os dedos das mãos entrelaçados e a palma das mãos viradas para fora, empurre as mãos para longe do peito. Imagine as costas a empurrar para trás ao mesmo tempo que as mãos se afastam do tronco.

Mantenha a posição 30 segundos.

Extensão do corpo | Teletrabalho | Holmes Place

Extensão do tronco: com as palmas das mãos viradas para o teto, “espreguice-se”, alongando o tronco. Imagine que quer tocar no teto com as palmas das mãos.

Mantenha 30 segundos.

Flexão lateral do corpo | Teletrabalho | Holmes Place

Flexão lateral do tronco: com as mãos juntas a cima da cabeça, realize uma flexão lateral do tronco. Imagine a linha lateral do tronco a alongar.

Mantenha a posição 30 segundos para cada lado.

Alongamento do Tricípete braquial | Teletrabalho | Holmes Place

Alongamento do Tricípete braquial: com uma mão atrás da cabeça, deixe deslizar a mão pelas costas a baixo, tentando alcançar o ponto mais baixo das costas com a ajuda da outra mão no cotovelo. Imagine que tem uma comichão nas costas e tenta alcançar o mais a baixo possível.

Mantenha a posição 30 segundos para cada lado.

Boa quarentena.

Mantenha-se em casa, seguro e saudável.

Paulo Ah Quin

Regional Master Trainer Holmes Place

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