Uma alimentação saudável depende de muitos fatores e o que é saudável para uma pessoa não o é necessariamente para outra. Saiba porque é tão importante ter uma dieta alimentar acompanhada por um nutricionista.

Existe demasiada informação sobre o tema nutrição e alimentação, nem sempre com tanto fundamento científico quanto aquele que a área carece, mas que ainda assim pode dificultar a perceção da população quanto à vantagem de se recorrer a um nutricionista.

São temas que estão na moda e, se há uns anos pouco se discutia sobre opções alimentares mais e menos vantajosas, nos dias que correm quase toda a gente tem alguma coisa a dizer sobre o assunto. 

Importa perceber que dificilmente conseguiremos encontrar uma resposta correta se tentarmos simplificar a nutrição à catalogação dos alimentos em “bons” e “maus”; ou com capacidade de “engordar” ou “emagrecer”.

O nutricionista é o profissional capaz de avaliar o estado nutricional de cada indivíduo, recolher informação acerca da dietaalimentar e de hidratação, hábitos de vida e de prática de exercício físico, história clínica, alergias ou intolerâncias alimentares e eventuais queixas gastrointestinais. Perante esta informação, apoia no planeamento de objetivos (de peso, composição corporal, marcadores clínicos…) e determina necessidades nutricionais individuais que resultam na elaboração de um plano alimentar personalizado, adequado às necessidades, mas também às preferências e limitações de cada indivíduo.

Depois deste enquadramento, já conseguimos falar de forma mais acertada de alimentos mais e menos adequados, combinações mais corretas que outras e momentos do dia mais vantajosos para cada uma das opções.

Assim, devemos entender que a alimentação deve ser adaptada a cada um de nós e que facilmente caímos em erro se nos guiarmos por recomendações gerais retiradas de um meio de comunicação. Além disso, o nutricionista é capaz de nos ajudar em muitos aspetos que vão além do desejo em perder peso.

Algumas das razões que nos podem mover a procurarmos o apoio de um nutricionista são:

Garantir um aporte nutricional adequado

Aporte nutricional adequado | Vantagens de recorrer a um nutricionista | Holmes Place

Um plano alimentar personalizado é elaborado com o intuito de dar resposta às nossas necessidades nutricionais, em quantidade de energia, macronutrientes (proteína, hidratos de carbono e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais), sendo capaz de satisfazer necessidades fisiológicas e prevenir os sintomas de deficiências. 

Prevenir e promover a saúde

Prevenir e promover a saúde | Vantagens de recorrer a um nutricionista | Holmes Place

Os hábitos alimentares têm grande impacto na prevenção de doenças crónicas como: dislipidemias, diabetes mellitus, hipertensão e problemas cardiovasculares. Além disso, uma alimentação completa e equilibrada contribui para a manutenção de um sistema imunitário eficiente, capaz de nos defender de infeções simples como gripes ou infeções urinárias.

Controlar o peso e composição corporal

Auto-estima | Vantagens de recorrer a um nutricionista | Holmes Place

A manutenção de um peso e composição corporal saudáveis é preponderante na prevenção de problemas de saúde como os enumerados no ponto anterior. Para além disso, assume muitas vezes um papel importante no restabelecimento da nossa autoestima e confiança com consequências diretas na estabilidade emocional, relações interpessoais e integração social.

Otimizar o rendimento desportivo

Rendimento desportivo | Vantagens de recorrer a um nutricionista | Holmes Place

O planeamento alimentar e eventual suplementação com apoio de um nutricionista em contexto de desporto, tem como objetivo garantir o alcance das necessidades energéticas e nutricionais necessárias para suportar o programa de treino e os momentos de competição, promover os processos de adaptação induzidos pelo treino e a recuperação entre cada sessão, reduzir o risco de lesão e melhorar o rendimento desportivo.

Planear a gravidez e a sua manutenção de forma saudável

Gravidez | Vantagens de recorrer a um nutricionista | Holmes Place

O estado nutricional materno antes e durante a gestação é preponderante para a saúde da mãe e do feto. As necessidades nutricionais nesta fase da vida devem adaptar-se aos dados antropométricos de cada mulher, mas também à sua atividade física, idade, evolução ponderal ao longo da gestão, eventuais gestações múltiplas e existência de condicionantes de saúde (diabetes gestacional, pré-eclampsia, hipertensão arterial…).

Apresentar oferta alimentar em casos de alergias e/ou intolerâncias alimentares

Carências nutricionais | Vantagens de recorrer a um nutricionista | Holmes Place

Para prevenir a ocorrência de uma reação alérgica é necessária a restrição de todos os alimentos diretamente responsáveis pela alergia ou que poderão conter o alergénio na sua composição. É essencial ser rigoroso na leitura e interpretação de rótulos, prevenindo o consumo de alergénios camuflados num alimento processado, com designações na rotulagem que nem sempre são óbvias. Além disso, é importante saber compensar as restrições alimentares que decorrem de alergias ou intolerâncias de forma correta, evitando carências nutricionais.

Estas são apenas algumas das razões que espelham a importância de procurar o apoio de um nutricionista e que mostram que mesmo quem já tem algum conhecimento sobre o tema alimentação terá certamente vantagem em ter um plano alimentar personalizado.

Ana Raquel Faria

Nutricionista Holmes Place Braga

24h LIVE STATS

  • 72,928
  • 729,148
  • 19,114
error: Content is protected !!