Costuma utilizar todos os pesos que tem disponíveis no ginásio?

Provavelmente já conhece vários dos aparelhos/máquinas que se encontram no seu ginásio e que o/a acompanham no seu treino, mas porque não sair da zona de conforto e oferecer um estímulo diferente ao seu corpo? Aqui ficam alguns tipos de pesos que pode utilizar no seu próximo treino:

Halteres

Halteres | Pesos Ginásio | Holmes Place

Os halteres são um tipo de peso usado nos ginásios para diversos tipos de treino e que permitem não só replicar alguns exercícios realizados em máquinas (ex. ChestPress), como realizar exercícios diferentes para os mesmos grupos musculares. Os halteres podem variar entre 1kg e 32kg (podem atingir valores maiores) e portanto, uma opção válida para a maioria dos exercícios, para a maioria das pessoas.

Requerem ainda uma noção corporal diferente, comparativamente às máquinas, uma vez que são pesos livres, logo, implicam mais controlo motor para uma execução correcta e segura. 

Kettlebell

Kettlebell | Pesos Ginásio | Holmes Place

A forma específica do kettlebell permite um trabalho sobretudo da ação muscular excêntrica, uma vez que existem exercícios específicos que necessitam deste material e que usam movimentos de aceleração e desaceleração. São também utilizados para movimentos balísticos e de potência, no entanto, a maioria dos exercícios requer uma boa qualidade técnica.

Exercícios como o swing (e as suas variações), snatch, turkishget-up, windmill são dos mais comuns no uso do kettlebell e muito específicos para este tipo de material.

Discos

Discos | Pesos Ginásio | Holmes Place

Este tipo de material é muito usual e permite realizar uma boa diversidade de exercícios. É muito utilizado em exercícios compostos e permitem uma boa liberdade de movimento. 

Exercícios como chest press, deadlift, agachamento, bent over row são alguns dos exemplos.

Comparativamente aos halteres, uma das diferenças de trabalhar com discos e barras poderá ser a distribuição de forças, ou seja, enquanto que com halteres é mais fácil de perceber se há diferenças de força entre os membros, com este tipo de material torna-se mais difícil de analisar.

Peso corporal

Peso Corporal | Pesos Ginásio | Holmes Place

O próprio peso do nosso corpo poderá ser suficientemente desafiante para o nosso treino e, portanto, mais uma ferramenta que podemos utilizar. 

Com um bom planeamento de treino é possível treinar apenas com o nosso peso corporal, focado no seu objectivo, utilizando pouco ou nenhum material extra.

Com uma boa execução técnica, poderá ser um dos tipos de peso mais seguros e igualmente eficazes. A diversidade de exercícios é igualmente ampla.

Apresentados alguns dos tipos de pesos mais utilizados nos ginásios, é de enorme importância realçar que existem diferenças biomecânicas na actuação destes sobre um corpo. O “mesmo” exercício pode ter um impacto e uma resposta diferente de acordo com o tipo de peso escolhido, e aparentemente o gesto técnico ser igual. Do ponto de vista biomecânico, poderão acrescentar mais qualidade no padrão de movimento, bem como neuralmente, fornecer estímulos diferentes e importantes.

De destacar ainda que a escolha dos diferentes tipos de pesos para o seu treino deve estar sempre relacionada com o objetivo, segurança e individualidade do seu treino, onde certamente o seu personal trainer irá ter em atenção. 

Para além disso, uma das grandes vantagens do uso deste tipo de materiais passa por evitar “filas prolongadas” no uso de máquinas, evitando assim uma quebra no treino. Abre também um leque de exercícios diferentes que lhe darão uma motivação extra para atingir os seus objetivos.

Carga, uma variável de treino

Como já vimos anteriormente, existem vários tipos de pesos que podem fazer parte do nosso treino e que para além de cada um ter as suas particularidades, todos se englobam numa variável do treino: carga.

Esta variável pode ser alterada (menos ou mais carga e/ou tipos de carga diferentes) de maneira a proporcionar um estímulo diferente dentro do mesmo objectivo, bem como para definir tipos de treino e zonas alvo de treino. Pode ainda ser um indicador de evolução no treino (caso as condições sejam as mesmas). 

Personal Trainer Rui Lopes com a colaboração de André Silva

Holmes Place

Publicado em Fitness and tagged pesos, ginásio, treino, personal trainer.

PUBLICIDADE

24h LIVE STATS

  • 980,328
  • 21,477

Em destaque

error: Content is protected !!