Sabe-se que o exercício faz, de uma forma geral, bem à saúde. Mas quanto exercício tem realmente de fazer para começar a sentir esses benefícios?

No ritmo agitado do dia a dia nem sempre conseguimos ir ao ginásio com a frequência que desejamos, mas o mais importante para a nossa saúde é dizer não ao sedentarismo. Primeiro deveremos entender o conceito de saúde e diferenciar exercício físico de atividade física.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Embora ainda muitas vezes desvalorizadas, hoje são sabidas as inúmeras vantagens para o sistema imunitário da prática regular de exercício físico.

As linhas orientadoras para a sua prescrição apresentam variações em função da condição de cada indivíduo (doenças, patologias, historial desportivo,…) e os objetivos pretendidos.

No geral, estas guidelines consistem em treinos de 30’ a 60’ realizados 3-6 vezes por semana, englobando o treino cardiovascular e de força.

Deveremos ter em conta não só o exercício físico mas também toda a atividade física praticada ao longo do dia/semana. Por definição, a atividade física consiste em qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos que provoque um gasto energético acima do seu nível de repouso como, por exemplo, andar, tarefas diárias pessoais/profissionais,…

Assim, quando o nosso objetivo não consiste na melhoria da performance mas sim na saúde teremos então de analisar a atividade física juntamente com o exercício físico. Só desta forma poderemos ter uma visão realista e global sobre a relação do movimento e saúde.

Em todo o caso, por mais movimentada que seja a sua rotina diária, nunca poderá ser considerada treino pela falta de controlo dos estímulos, não permitindo desta forma usufruir dos seus benefícios.

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São muitas as referências de estudos a concluir que treinos intensos mais curtos podem ter ganhos iguais a treinos mais leves e prolongados mas a verdade é que se tratam de adaptações distintas. O que leva o organismo a sair da sua homeostasia (equilíbrio fisiológico) e a gerar adaptações é precisamente a intensidade. Sempre que pretendemos atingir um determinado objetivo precisamos de saber qual a intensidade para tal e só depois as restantes variáveis do treino (séries, repetições, duração, recuperações,…). Quando o foco é a saúde uma intensidade moderada é suficiente para obter a grande parte dos benefícios de treino, não sendo necessário exercícios intensos.

Outro fator de extrema importância a ter em conta é a análise do movimento. Numa sociedade que procura quantificar tudo, avaliar aspetos qualitativos acaba por ficar em segundo plano. Contudo, torna-se decisivo perceber se as atividades ou exercícios físicos são realizados da forma correta, respeitando a individualidade de cada um. Para evitar uma sobrecarga estrutural (muscular e articular) e predominância exagerada da atividade do sistema nervoso deveremos promover uma variação dos estímulos nas nossas atividades diárias e rotina de treino que não se resumem apenas a mudar as cargas, séries e repetições mas sim aprender e variar padrões de movimento (correr, agachar, saltar, nadar,…). Só assim conseguiremos um desenvolvimento equilibrado e saudável.

Ao contrário do que é muitas vezes referido o nosso corpo não é uma máquina mas sim um organismo vivo. Numa pessoa saudável existe uma correta interação e coordenação de todas as células de todos os órgãos/sistemas. Para isso terá de haver comunicação e movimento entre elas. Esta noção de que a vida implica movimento pode ser vista a muitos níveis e o exercício físico tem um papel decisivo, não esquecendo que o sistema músculo-esquelético representa mais de 60% do corpo, logo torna-se difícil existir saúde sem que este esteja equilibrado a nível estrutural, fisiológico e funcional. Por isto, no futuro os guidelines do exercício físico passarão por “treinar” todos os dias de forma variada e adaptada.

Bons treinos e, acima de tudo, movimente-se bem e com regularidade.

José Pereira

Master Trainer Holmes Place

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