Indoor ou outdoor? Qual prefere?

Uma das coisas que devemos ter em consideração é o lugar onde queremos realizar o nosso treino.

Apesar de ser possível praticar atividade física em, praticamente, qualquer lugar, é melhor fazê-lo num lugar onde nos sentimos confortáveis e seguros. A questão que se coloca: no interior ou no exterior?

Só nós próprios é que sabemos o que funciona melhor connosco, uma vez que diferentes abordagens têm resultados distintos de pessoa para pessoa. Ambos os exercícios – ao ar livre e no interior – têm as suas vantagens e desvantagens.

indoor vs outdoor | holmes place

Exercício Indoor

Vantagens:

Nunca terá a desculpa de condições climatéricas adversas ou poluição. Treinar em casa faz com que nos sintamos mais descontraídos. Por outro lado, se estivermos no ginásio, podemos sentir uma maior motivação ao fazer exercício com outras pessoas. Além disso, no ginásio, temos a conveniência de ter todos os equipamentos ao nosso dispor. Podemos fazer exercícios mais avançados e trabalhar facilmente partes específicas do nosso corpo.

No ginásio podemos ainda participar em aulas de grupo, onde podemos aprender a ficar e a manter-nos mais saudáveis, sob a tutela de um especialista nesta matéria.

Desvantagens:

O exercício indoor, nomeadamente aquele dentro da nossa própria casa, afasta-nos de algumas distrações externas, mas por outro lado devemos ter em conta outros tipos de distrações que são muito comuns de acontecer. Por exemplo, a televisão, animais de estimação, crianças, e-mail ou o telefone podem restringir a nossa rotina de exercícios.

Além disso, em caso de dúvida, não dispomos em casa um especialista em exercício físico à nossa disposição, que nos possa aconselhar em relação a um exercício, ou ainda mais importante, corrigir a sua execução e nossa posição, evitando futuras lesões.

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Exercício ao ar livre

Vantagens:

A sensação de estar ao ar livre é muito relaxante e libertadora. É por esta razão que é tão apreciado, bem como a presença do sol que nos dá vitamina – a principal fonte de vitamina D é a exposição solar. A realização de atividades ao ar livre afeta ainda positivamente o nosso bem-estar físico e psíquico, podendo até aumentar a nossa motivação para os treinos mais complexos. Se nos queremos libertar das restrições em nossa casa, o treino ao ar livre é a escolha perfeita.

Desvantagens:

O clima e o tempo podem ser imprevisíveis e levar à interrupção do nosso treino. 

Treinar durante o verão pode levar à exaustão pelo calor e desidratação. No inverno devemos evitar a hipotermia. No que refere à prática de corrida ao ar livre, teremos que prestar mais atenção ao piso porque, ao contrário de uma passadeira, poderemos tropeçar numa raiz, numa pedra ou num buraco. 

Para escolher o local ideal para treinar, lembre-se: a sua segurança deve ser a sua maior prioridade. A decisão final depende de si. Se for capaz de saber o que funciona para si, então certamente será capaz de alcançar com sucesso os seus objetivos e ganhos em termos de exercício, bem-estar e de saúde!

THORDIS BERGER 

CMO – Chief Medical Officer Holmes Place Portugal

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