Uma esplanada chamada desejo.

Recordamos perfeitamente passar tantas vezes no largo da Faculdade das Belas Artes (antigo convento de São Francisco da Cidade) e pensar, um espaço pouco aproveitado e sem uma sombra a não ser uma árvore frondosa. Um recanto descontraído perto do ruído e da correria do Chiado. Por isso, foi com muito prazer que vimos a iniciativa do restaurante Tágide em colocar uma esplanada neste largo.

Com a abertura da temporada de verão, tivemos um almoço em tempo de calor lisboeta, com uma sombra muito agradável e oportunidade para nos deliciarmos com pratos da carta do restaurante. Temos uma variedade de petiscos e bebidas frescas para usufruirmos da calma daquele largo. Embora já tenha sido inaugurado em 2017, é sempre bom, em tempos de muitos cuidados sociais, ter um espaço ao ar livre com bom serviço. A nossa escolha passou por uns Croquetes com Maionese de Limão seguidos de uma desfolhada de bacalhau e terminou com uma sobremesa de chocolate e gelado de menta.

Croquetes com maionese de limão
Desfolhada de Bacalhau
Chocolate com gelado de menta

Este espaço chamado Um Elétrico Chamado Tágide presta homenagem ao conhecido elétrico 28, que todos os dias passa à porta do emblemático restaurante Tágide. 

Na carta da esplanada – onde é dada primazia aos produtos locais e aos sabores portugueses – destacam-se pratos irresistíveis como Cebolada de Bacalhau, Broa, Puré de Batata-Doce e Pepinos Marinados, Bao de Barriga de Porco Bísaro com Molho Hoisin ou Bao de Cogumelos com Molho de Soja. Para uma refeição mais fresca e saudável estão disponíveis duas saladas, ambas deliciosas: Salada de Cogolho, Parmesão, Laranja, Salmão Curado e Avelãs ou Cuscus, Limão Confit, Espargos, Ricotta e Presunto Ibérico.

Se o intuito for apenas “picar” algo mais leve, pode optar pelo Húmus com Crudites, por umas Chips ou pelos Croquetes com Maionese de Limão. No que toca a bebidas, a oferta é bastante eclética, desde vinhos, cervejas e sumos variados a Caipirinhas ou Mojitos, entre outras sugestões.

Mojito
Salada couscous com limão confit espargos ricota e presunto ibérico
Salada de cogolho parmesão laranja salmão curado e avelã

Este original quiosque resultou de um desafio lançado por Suzana Barros de Brito, proprietária do Tágide, aos alunos da Academia Nacional de Belas Artes, com o intuito de criar a imagem da esplanada. O ponto de partida seria a cidade de Lisboa e as Ninfas do Tejo, de Luís de Camões, num tema adaptado ao elétrico 28. A vencedora foi Catarina Serafim, na altura aluna finalista do curso de Design de Comunicação.

Preço Menu do Dia: €8,50 (inclui prato do dia, bebida e café)

Horário: De segunda a quinta das 12h30 às 19h30. De sexta a sábado das 12h30 às 21h (até ao final de outubro).

Morada: Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 1200-005 Lisboa

PUBLICIDADE

24h LIVE STATS

  • 980,367
  • 21,477

Em destaque

error: Content is protected !!