Os designs vêm e vão, mas alguns conseguem se tornar ícones em suas áreas. Existem alguns designs desse tipo no grande mercado de móveis, especialmente nas categorias de mesas e cadeiras. Há mais de um século, um design específico de madeira quebrou as expectativas e tornou-se o precursor das cadeiras produzidas em massa durante anos, até mesmo décadas. Desde então, inspirou muitos designers de produtos não apenas a seguir os passos desta cadeira, mas também a melhorá-la ou mesmo a reimaginá-la com técnicas e sensibilidades modernas. Uma dessas odes transforma o que era principalmente um design utilitário em um objeto de arte, exagerando a estrutura e a forma que deram à cadeira nº 14 sua identidade.

Designer: Jiri Krejcirik

As cadeiras de madeira, é claro, existem há séculos, mas a maioria delas era frequentemente feita com designs elaborados esculpidos à mão que não eram adequados para produção em massa. Em 1859, a empresa Thonet revolucionou a indústria moveleira com a Cadeira No. 14, ou simplesmente a Cadeira 14, que poderia de fato ser colocada em um duto, mas ainda assim parecia elegante em sua simplicidade. Seu desenho mais característico eram as hastes de madeira dobradas a vapor que formavam o encosto, as pernas e o suporte da cadeira.

Mais de 160 anos após o seu nascimento, um novo design dá nova vida àquela cadeira clássica e aumenta-a para onze. Mas em vez de modernizar o design original, “Ode to Chair 14” reinterpreta-o de um ângulo diferente, que coloca a forma e a estética num pedestal. Enquanto o nº 14 original adotou madeira dobrada para dar mais estilo e elegância ao design produzido em massa, esta versão específica transforma esse elemento de design em uma forma de arte, transformando a cadeira de uma peça de mobiliário em um objeto de arte.

A base da Ode to Chair 14 é semelhante à original, com assento circular sustentado por quatro pernas curvas unidas por um anel no meio de seu comprimento. Onde difere, no entanto, é o encosto, onde o que teria sido uma simples curva arqueada quase espirala fora de controle e dá voltas repetidas até formar uma fileira de anéis que se cruzam. Dá à cadeira um caráter excêntrico e majestoso ao mesmo tempo.

Apesar de sua tonalidade azul brilhante, a cadeira ainda é feita de madeira de faia curvada, assim como o design original. De certa forma, demonstra como os processos de produção avançaram a ponto de tornar possíveis formas tão complexas. Ao mesmo tempo, porém, mantém a mesma simplicidade estrutural da primeira Cadeira 14, uma visão que abriu caminho para uma nova geração de cadeiras nas décadas seguintes.

Fonte Link | Ler mais >>

*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )

Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com

Advertisement

Advertisement